domingo, 15 de novembro de 2009

Os Filósofos me contaram...

No fundo, em alguns casos, bem no fundo mesmo, no fundo até daquelas pessoas que acham que nada têm...todos nós somos um pouco filósofos.
Mergulhado nessa "cultura alternativa", me encontrei descrente de muitas coisas, muitas pessoas e um tanto despudorado para enfrentar certas situações, que para quem segue uma vida de regras, rotina, etc, seria quase uma terapia alternativa a ser seguida. Eu sou obrigado a seguir regras, rotina, mas as sigo, contrariando-as a todo tempo e me fazendo contrariar muitas vezes. O que será que um filósofo faria no meu lugar? Mas eu mesmo no começo desse texto não havia dito que todos nós somos um pouco filósofos? O detalhe definitivamente faz a diferença...disse apenas "um pouco".
Hoje em dia não há filósofos na prática, há filósofos na teoria e revoltados na prática, que bem de longe, podem ser considerados um pouco além que meros filósofos.
Até mesmo os filósofos hoje em dia são vítimas disso que carregamos todos os dias, (ou ela nos carrega?), que se chama: vida.
A vida em si não é uma novela mexicana mas devo lhe contar que todos nós somos vítimas no contexto geral.
Achamos que sabemos de onde viemos, achamos que sabemos quem somos e tentamos achar algo sobre para onde iremos.
A verdade é que não sabemos de nada e para não nos sentirmos perdidos e abandonados num mundo estranho e muito "mágico", determinamos algo uma "verdade universal", que passa a ser o "alimento de cada ser humano para seguir em frente" ou a saída de cada ser humano" para fugir das regras sempre que pode, porque afinal, será que tudo isso realmente vale a pena para uma realidade que na verdade nem conhecemos?"


Felipe Lucchesi

4 comentários:

Juliana Lopes disse...

Oi, é a primeira vez que leio seu blog (encontrei na lista de blogs da Lua do Antiquário) me intessei pelo seu post por alguns motivos 1º pq achava que era a única a pensar sobre isso que escreveu, concordo todos temos um pouco de filósofos em nós e também que muitos tentam fugir dos questionamentos impondo- se rotinas em geral. E 2º, porque pretendo fazer faculdade de filosofia e foi exatamente porque não queria cair na rotina, fazer algo diferente, pensar por outros ângulos é uma ferramenta que a filosofia dá e que tem muita utilidade no dia- a- dia, na política, educação, enfim, em diversas áreas. adorei o post e gostei de conhecer seu blog, vou continuar te acompanhando. Beijos

Benjamim disse...

Não sabemos onde estivemos, não sabemos para onde vamos, não sabemos quem somos, não sabemos nada!

e daí?

O sábio vive a vida e aprende a cada dia sem se preocupar com o que ainda não se sabe. Pois o que não se sabe, aprender-se-á!

Hahaha, gostei de você ter falado que os filósofos de hoje não passam de meros filósofos. Eu acho a mesma coisa e ainda não tinha conseguido expressar tão bem como você expressou com essa simples frase. Parabéns!

www.omalucosadio.blogspot.com

Danilo Moreira disse...

Ola rapaz, qto tempo!! Desculpe pela ausencia!!

O que acho perigoso nisso é que essas pessoas costumam impor suas opiniões de maneira até agressiva, desrespeitando e subestimando o pensamento de quem tem sua opinião propria e tem por vezes pensamentos contrários. Acho que antes de ter um pensamento como verdade, tem pessoas que deveriam saber que são um mero cérebro no meio de bilhões de outros.

Adorei o post! Parabéns!!!

Abçs!!!

Agora, convido você a conferir essa história:

IMORALIDADES

http://blogpontotres.blogspot.com/

Atualizado!!

Igo Araujo disse...

ressurgi das cinzas!
no entanto... pelo tempo do post, parece q vc q sumiu desta vez...

filosofar eh mto complexo. como você disse, todos nós temos um pouco de filosofos. todos nós procuramos respostas para nossos futuros, nossos erros, e até acertos. o que nos falta é uma compreensão maior de toda a vida que talvez nem os filosofos consigam.
sei la... mto doido

flws cara
abçs