quinta-feira, 5 de março de 2009

As cidades panfletomaníacas

Não só a minha cidade(São Paulo),mas também muitas das que um dia já visitei,mesmo não sendo médico,descobri tal problema crônico e curável(por mais dificuldade que haja) as cidades enfrentam:panfletomania.
Esse problema é decorrente devido as tantas empresas que colaboram,para que suas marcas sejam exibidas,ao meu ver,nas calçadas da cidade,porque todos sabem que panfletos tem dois destinos apenas:ruas(as pessoas mal educadas não se importam em jogá-los em lugares públicos e inadequados) e lixo(pessoas bem educadas,os guardam e jogam fora assim que acham um lixo).
Com a área de publicidade crescendo cada vez mais e formando vários profissionais,será que essa forma menos pensada para fazer propaganda de algo,pode ser removida e através de uma forma bem pensada,que junte qualidade e respeito(tanto as pessoas quanto ao meio ambiente,porque afinal,todos nós nos sentimentos desrespeitados com essa poluição visual que enfrentamos dia-a-dia e também,pelo fato de termos que pegar dezenas,se não centenas,de panfletos que são distribuídos pela cidade)pode evoluir e ter como resultado,o verdadeiro dom de fazer propaganda,com uma cidade mais limpa à disposição e sem pessoas juntando panfletos por "obrigação"?

Felipe Lucchesi

12 comentários:

Magno Rocha disse...

Muito interessante este seu blog/espaço/estilo.

Vou me ligar nas atualizações!

Abraços!

***

Blog atualizado! (noite de 05/03):

"Passos por passos. Olho o mundo como quem olha para uma criança recém-nascida. Olho para a criança como quem sente-se recém-nascido. Passos por passos. Saltos além dos muros em chamas. Driblo minha energia. Converso com minnhas certezas. O dia está na linha a ser preenchida... Escrevo, neblina, sobre a minha mudança para o segundo seuguinte. Chovem segundos, terceiros e minhas vírgulas se tornam pontos..."

Continue lendo... Acesse: http://selvabrasil.blogspot.com

Bell Bastos disse...

Caaara, aqui em brasília as calçadas não são lotaadas de panfletos não, mas nos carros... É irritante aquele monte de papéis que eles colocam no pára-brisa e ainda acham que a gente vai ler! Sinceramente? Me irrita muuito tanto papel desperdiçado. Infelizmente ainda é mais fácil usar uma maneira arcaica de publicidade e não ter que pensar em nada do que pensar um pouco mais e fazer algo realmente eficiente.

Nas épocas de eleições então? Aíí sim Brasília fica o mais puro lixo. Lamentável.

RodrigO [OsBunitãO] disse...

Depois que comecei estudar publicidade comecei a me ligar mais nesses negócios de propaganda. Pensava nisso esses dias, diiante de tantas maneiras criativas que podemos divulgar nossos produtos e serviços pra que eu vou usar panfleto? De milhões de panfletos que eu recebi na minha vida só um foi util, o da pizzaria aqui de perto que eu anotei o telefone no celular! De resto eu joguei no lixo todos os outros.
Acho que principalmente as pequenas empresas tem que começar a procurar um profissional da area para ajudar na divulgação e não sujar a cidade como eles fazem. Nunca recebi um panfleto da coca-cola, volks, mercedes, ou qualquer outra grande marca... Então o seu Zé do bar que de seus pulos para se divulgar, pq não dá pra continuar do jeito que tá a sujeira na cidade!

Lari. disse...

A maioria dos panfletos que eu pego vão pro lixo. Desde que me interessei por Comunicação, leio todos antes de jogar fora ao invés de simplesmente jogar fora.
Pegar panfletos por obrigação, eu diria que não faço. O que faço é pegá-los por respeito às pessoas que trabalham com essa divulgação.
Acho sim que é uma publicidade ruim. Pode ser eficaz sim, mas causa muito transtorno com a sujeira mesmo.
Talvez essa publicidade fosse mais aceita se fosse direcionada ao público certo. Fazer panfletagem de promoção de pneus na porta de escolas pode não ser uma boa estratégia de marketing.

=D

Leco Vilela disse...

De fato esse é um lado, e muito correto, mas existem outros culpados!

Pessoas que pegam panfletos e jogam na rua, isso não é culpa dessas empresas e sim fruto de uma má educação social, alem da parte do estado que não disponibiliza lixeiras o suficiente.... enfim existem vários angulos pra "curar" o mesmo problema

Patricia disse...

eu sou super contra isso, acho um abusurdo e uma forma das antigas meeesmo de divulgação das coisas! devia ser proibido, choque de ordem neles! fora o desperdício de papel né?

:*

Celamar Maione disse...

Felipeeeeeee....
aqui no Rio de Janeiro também sofremos com as panfletagens. Só servem para sujar a rua . E ainda tem aquela " trago a pessoa amada em três dias..." e etc e coisa e tal.
Acho que virou praga. Será que tem fim ?
Beijão.
Bom final de semana

Danilo Moreira disse...

Isso acontece tanto, mas o pior mesmo é na epoca das eleições onde os politicos candidatos emporcalham as ruas com seus panfletos.

Abçs!!!

foi vc que me propos uma troca de links lá no Em Linhas... neh... ja tinha adicionado o seu blog, olha q coincidencia...rsrs

Abçs!!!

http://blogpontotres.blogspot.com/

atualizado!!!

a lupa de alguém disse...

Olá. Encontrei o seu blog or acaso numa pesquisa porque andam por aí uns selinhos que dizem "está na mira de Felipe". Gostei muito deste artigo sobre a poluição. Em portugal também há muito este problema, não só lixo vindo desses papeis ou plafletos, mas também dos sacos de palstico distribuidos gratutamente nos supermercados, também tenho escrito no meu blog sobre isso, em http://a-lupa-de-alguem.blogs.sapo.pt/tag/pl%C3%A1sticomania
Se não fizermos todos um pouquinho pelo ambiente o futuro não será nada facil.
Felicidades

darsh. disse...

nossa, aqui é mais ou menos assim...
e pior, quando você está andando na rua, surgem uns 10 braços tentando enfiar panfleto em você...
é horrível viu.

Malu Paixão disse...

boniiitaaa a decoração típica de época de eleição né?
isso mesmo felipe... já é um grande passo nos preocuparmos com tal fato!
bjão.. uma ótima semana pra vc!

ps.: e me desculpe a ausência rss

Bala Salgada disse...

Claro, é que sempre nomeio alguns blogs para dar links e trackbacks para todos, mas se gostou pode pegar sim, você é bem-vindo.

Quanto ao vídeo, carregando peso ela acabou fazendo xixi, rs...

Deviam criar leis para que os próprios entregadores de tais panfletos venham limpar depois, ou uma multa caso não limpem. Triste realidade.