sábado, 10 de janeiro de 2009

Isso é Arte professora !

Certa vez,quando eu ainda estava no ginásio,fui entregar para a professora um trabalho que havia feito às pressas,admito,mas consegui fazê-lo da maneira certa para entregá-lo na data,agendada semanas antes.
A aglomeração para a entrega dos trabalhos era imensa.Comecei a observar a "obra de arte" de cada pessoa e percebi que a grande maioria havia feito no computador e eu estava ali,com meu simples trabalho,feito à mão mesmo.
Esse poderia ser um fator ao meu favor,no entanto,cara a cara com a professora,em frente a sua mesa,depois de toda a multidão ter saído e agora apenas alguns alunos estarem em volta,estendi minha mão e ela logo olhou para aquele pedaço de papel,com certa ironia.
Não entendi tal reação e falei:
-------Professora,esse é meu trabalho !
--------OK
Ela o pegou e começou a folheá-lo.Voltou para a capa e perguntou:
------O que é isso?
-------Ué professora,resolvi criar a minha arte na capa,já que o trabalho é de Artística.
Ela riu e disse:
------Isso não é arte !
A minha vontade naquele momento era responder para ela:
-------Olha aqui,só porque as tentativas que fez para ser artista foram um fracasso,não venha me desestimular a produzir minhas artes.
Depois disso,fiquei pensando em quantos alunos aquela professora com aquela mesma frase,poderia ter desestimulado à não investirem em suas artes e quantas professoras,que agem como ela,fazem a mesma coisa e tornam cada vez mais,a procura por bons artistas mais difícil,já que os mesmos,acham que não têm "talento".


Felipe Lucchesi

22 comentários:

Priscila disse...

Um ótimo texto! Arte pode ser qualquer coisa dependendo do ângulo que se vê.
abs

RodrigO [OsBunitãO] disse...

Ainda bem que ela não desestimulou vc!
Infelizmente existem muitas pessoas assim, quando eu era mais novo fui dispensado de um time de futebol e fiquei muito chateado, meses depois fui chamado pra jogar pelo São Bernardo o time da cidade. Fomos campeões paulista juvenil e eu fui artilheiro do campeonato... Ainda bem que não desisiti!
Creio que seja inveja, as pessoas não querem ver o sucesso das outras e ficam falando mau ao inves de reconhecer e bater palma pro que é bom.
Ótimo texto e ótimo tema!
AbraçO

LaLa! disse...

Mais sempre os professores fazem isso... Sabe aonde eu estudo é meio ao contrário, tipo tem até uma oficina de grafiti, e talz, e os alunos dão opiniões do que querem fazer e mto liberado ;D


bjus

Igo Araujo disse...

sinceramente, uma pessoa que nega seus talentos por causa de uma elefanta obtusa como essa realmente não merece ser chamada de artísta...

flws cara
abçs

Juliano Jacob disse...

Pois é... A diferença entre arte e borrão está nos olhos de quem vê...

Carol ** disse...

Tem professora q é uma coisa mesmo né?
eu tive uma professora q me chamou de burra e me disse pra desistir pq eu não ia conseguir entender a matéria, que aquilo era muito pra mim!
Não entendo pq os professores fazem isso!


Beijo
;*

Yza. disse...

Os professores, principalmente, deveriam medir palavras.

Você comentou sobre trocar links em meu blog...
Sim, podemos. Mas você vai ter que me explicar o que é isso huahuah

Beijos

Raphael Perov disse...

Nossa! Muito bom!
Achei a atitude muito boa e sincera.
Parto do princípio que todos tem o direito de expressar suas opiniões à medida que se tornam necessárias.
Faço publicidade e em uma das nossas disciplinas, História da Arte, aprendemos que arte não tem definição. É intangível o seu significado. É, como diz Umberto Eco, cada um enxerga o que quer ver. O que é arte para uns pode, ou não, ser arte para outros.
Achei seu texto bastante artístico e de altissima dignidade.

Grande Abraço
Sucesso nesse 2009 ^^

Charlie Dalton disse...

Já tive uns problemas parecidos com professor, mesmo sendo eleito o melhor aluno de toda a escola. (Pois é, o ensino brasileiro anda meio cambaleante...) Mas não faz mal. Afinal, Einsten não era bem avaliado pelos seus professores e Vinícius de Moraes vivia com o Boletim Escolar no vermelho.

Ayf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ideais e Alucinações disse...

Até hoje ainda não tive uma professora dessas que xingam na cara. Mas, vc tm razão. Que mulher mal humorada!
O jeito é não dar ouvidos... Se você acha que é arte, é o que importa.

LaLa! disse...

Poxa... Realmente é dificil amar..
Por isso fiz um trato com a paixão ;D eu não a procuro e el me deixa aki feliz ;D


vamos sim... vou te linkar nos meu dois blogs ;D
da uma passadinha no outro tbm =D


bjus

Priscila disse...

Vamos trocar sim!
abs

Chapeleiro Noturno disse...

Bem não concordo que arte seja qualquer coisa, acho que algo para ser chamado de arte tem que refletir o íntimo criativo de alguém buscando vazão no mundo exterior.

Não vamos generalizar tbm e chamar qualquer coisa de arte por favor. Se fosse assim tbm poderíamos chamar as fábricas de vassouras de palha como produtoras de arte, portanto, vamos com calma...

No entanto, professor frustado é uma desgraça mesmo. Independente do que o aluno apresenta sua função é justamente de incentivar, nunca de denegrir ou desestimular.

Me lembrei agora dq o poeta René Rilke falou sobre o assunto: para ele quando vc toma ciência que a arte provém de sua própria essência humana e suas fontes estão verdadeiramente ligadas a sua propria vida, nesse momento vc não precisará mais de ninguém para julgar sua produção.

Talita do Vale disse...

Eu quero ver a capa do trabalho! =D

Eita.
Sou estudante de Design, e uma das primeiras aulas é o que é arte e o que não é. O que é Design e o que não é.

Tá. Já to no terceiro ano de curso e até agora não consegui conceituar arte.
Me levando a crer que não há um conceito realmente.

Arte é arte.E ponto.

Bell Bastos disse...

Desinformada essa professora heim??? Tadiinha...

Bom, eu nunca tive uma professora de Artes assim, todas foram bem legais comigo e sempre me incentivaram a criar. =D (Tirando a do Ensino Médio, que só passava dever... ¬¬ )

Cibele disse...

Olá, Felipe.
Que professora, hein? Concordo contigo... Muitas professoras e muitas outras pessoas, se acham no direito de classificar o que é e o que não é. Coisa mais rídicula, não é? Como dizia Renato Russo: Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém. heuheueh

Beijo na alma,
Paz profunda.

Tayla Aravéchia disse...

Adorei.!Concordo com o que você disse, viu.!

E complemento...não devemos desistir...pq uma pessoa não "botou" fé na gente..!!

Beijo querido.!

Celamar Maione disse...

Felipe
Muito boa sua postagem !
Eu detesto gente que " seca" o outro.
Que ao invés de incentivar, coloca pra baixo.
Destrói ao invés de construir.
Chamo essa coisa horrível de " mediocridade".

Uma semana cheia de arte !
Beijão

Varda disse...

Por isso que não participo das aulas de artes!!
o/

;*

Isa Mangelli disse...

Bloquear e desencorajar a criatividade de uma pessoa é um atitude cruel! Quem essa professora acha que é para dizer o que é arte? Alias, nem prefessora ela deveria ser, ainda mas de Educação Artística. Fico boquiaberta com essas situações hipócritas!

Beijos Felipe e parabéns pelo blog, a cada dia melhor!

Sara disse...

Olá! Acho engraçada e irônica muitas vezes a visão que as pessoas têm dos professores. rs! Que fique claro que sou pedagoga, em formação é verdade, mas já me sinto uma, rs! Há muita subjetividade na interpretação e visão de tudo o que se relaciona com o ato de educar e avaliar, e nós, professores, não damos conta de compreender o esforço ou não, que alunos fazem para executar uma tarefa, é claro que há nas mãos do professor o "poder" para construir e para destruir sonhos, mas todos mortalmente falando devem fechar os olhos e ouvidos e os outros sentidos tbm, a fim de seguir os seus instintos irrelevando as opiniões alheias. Acredito que deveríamos ter mais espaço nas escolas e lugares em geral para uma educação humanizadora e assim quem sabe, os professores só serão construtores de "artistas"!
(...)