terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A censura é burra !

A censura ainda gera muita discussão e medo,por seu passado ter sido tão aterrorizante,sendo a violência a meta e não a opção,em último caso.
Alguns acreditam que ela nunca mais voltará,mas aos poucos ainda toma conta da nossa sociedade.
Beijos gays já foram cortados de cenas de novelas,emissora tomou partido de fazer propaganda eleitoral de determinado candidato e ajudá-lo a se eleger,entre outras coisas.
Quando fui ao cinema semana passada,vi o quanto a censura é burra e estamos dando voltas atrás de nós mesmos,assim como os cachorros fazem quando correm atrás do rabo.
O filme era de censura livre e no entanto quando o trailler de outros filmes começou a ser exibido na tela,todos os apresentados eram de censura para maiores de dezesseis anos,com cenas constrangedoras e inadequadas sendo exibidas para uma platéia onde a criançada estava presente.
A censura é burra !
Ela parece existir apenas para algumas pessoas com poder que vivem para provarem que existiram,assim como diz o querido Tom Zé em uma de suas músicas que tanto gosto.
Acho que a "censura" que devemos ter,deve ser aquela que cada indivíduo possui,ao saber o significado pessoal do que é certo e errado de ver,fazer,falar,etc.


Felipe Lucchesi

22 comentários:

Palhacada Hein disse...

a censura é burra, assim como toda unanimidade.

é o que eu costumava ouvir.
muito bom o blog em cara.

parabens
abraço

calango azedo disse...

q????????????

André disse...

Claro que a censura é burra, mas, ordem tem que existir.
Exemplo, acho que o rigor com a programação da TV deveria ser maior. Contraditório? Talvez...
Mas, muitas pessoas confundem democracia com o direito de fazer tudo. Não é assim...
Mais esclarecimentos entre no meu blog e faremos um canal, pois, seu blog é muito legal!
abraços!

Groo disse...

Geralmente os "censores" não tem critérios definidos. E isso quando falta "inteligência". É famoso um caso de censura durante os anos de chumbo no Brasil: uma peça teatral foi censurada e mandaram prender o autor. O problema é que o autor era Sófocles, dramaturgo grego que morreu sei-lá-quando AC!

A censura ainda existe sob formas disfarçadas.

abs!

Balinha disse...

Pra mim acabou e fico aliviada.

Sampaiorama disse...

A censura é burra, assim como toda unanimidade, seu blogs esta cada vez melhor. E concordo plenamente com o que vc comentou la no meu blog. São as mulheres de verdade e direitas que fazerm tudo valer a penas. Vlw

<<...Gaia...>> disse...

Esse negócio de proibição por idade é burlado em tantos aspectos que faz pensar que realmente não resolve nada: Vc conhece alguma criança pequena que nunca tenha visto uma novela das oito? (censura 14 anos). O mesmo ocorre com filmes, etc.
É muito burra mesmo!

Cibele disse...

Olá Felipe.
Concordo com você. Temos que cair na real e ver o que verdadeiramente acontece. Como diz uma música dos Beatles "Viver é fácil de olhos fechados, sem entender o que se vê".
E concordo mais uma vez, quando você diz que a única censura que deveríamos ter é a pessoal, de saber o significado do que é certo e errado. Na verdade, eu acho que nem deveria existir censura para isso, mas consciência. É só isso que está faltando despertar humanidade.

Beijo na alma,
PAz profunda.

oitentando disse...

Concerteza...
na minha opinião é burra!
Porém muitas pessoas não conseguem ver eese fato!

Juliano Jacob disse...

A censura é a forma mais repugnante de autoritarismo... Tenho um texto sobre Aécio Neves no Gavetão... Passa lá...

Igo Araujo disse...

concordo com você! (finalmente)
acho q a censura é a coisa mais idiota que surgiu. é apenas uma ferramenta de controle hipócrita e autoritária. Cada um deve saber o que é bom para si mesmo.

flws
abçs

Cleyton Brayt disse...

Olá, ótimo post, de assunto polêmico, acredito que não deve ter censura, mais creio que os responsáveis pelas crianças, sim, devem saber dos conteudos, no caso do cinema e teatro, já que na tv ocorre justamente o contrario, a plaquinha com a "censura" só desperta a curiosidade dos menores que não possuem supervisão... o fato que você citou foi bem colocado, e a expressão perfeita pra tal: burrice!

enquanto vivermos num país "censurado", tudo será ruim, educação, política, e principalemnte: Arte e cultura

Até mais!

RodrigO [OsBunitãO] disse...

Censura é uma das várias coisas burras que temos no Brasil.
Creio que não deva haver censura na Tv, mas sim os pais participarem mais da esducação dos seus filhos recomendando o que deve ou não deve assistir.
Pornografia, palavrões, sexo e homossexualismo está em todo lugar, se o mlk não ver na tv vai ver na internet (no próprio orkut), ou até mesmo na esquina de casa no caminho da escola...
Sou contra qq tipo de censura, devemos falar nossas opiniões sobre coisas e pessoas e respeitar a opinião dos outros sobre a gente, mesmo que não concordemos.

Charlie Dalton disse...

Esse exemplo que vc deu no filme de censura livre realmente reflete incoerência. Se aquele filme era para todos os públicos, os trailers não podiam mostrar filmes de conteúdo restrito. Mas, fazer o quê! Ainda bem que nós possuímos e usamos nossas faculdades perceptivas.

Chapeleiro Noturno disse...

E infelizmente muitos ainda não percebem que a censura é algo bem mais gritante, e ao mesmo tempo sutil, do que parece.

Quando se fala em censura muitos lembram apenas da formal oficial, realizada pela Estado, mas a realidade é que ela se encontra presente em nosso cotidiano e inclusive propagada pelas mesmas pessoas que formalmente a condenam.

Um dos exemplos mais evidentes é a programação de nossa TV aberta, apesar das emissoras de TV estarem prestando um serviço público (realizado através de uma concessão pública), ela historicamente, e ainda hoje, carrega o germe da censura. Via de regra vinculada a setores políticos e econômicos, sua programação apenas reflete a ditadura dos índices de audiência, a ditadura da maioria (ou pseudo maioria), além do interesse mercantil que molda e impõe sua grade televisiva, censurando de maneira vil toda uma série de possibilidades de utilização inteligente da TV brasileira.

Aliás além da mídia televisiva, não podemos esquecer das grandes revistas e jornais de circulação nacional com suas pautas, conteúdos, geralmente comandadas por mãos de ferro, em retóricas tendenciosas, refletindo, por vezes, os estreitos laços econômicos existentes com patrocinadores ou grupos políticos.

No mais, ainda é inevitável lembrar do rádio, hoje em dia esse meio de comunicação de massa mais assemelha-se a um velho moribundo, tanto é contaminado e controlado pelos famosos "jabás" a determinar o que vai tocar ou não em suas estações.

É claro que existem exceções (raras diga-se de passagem), mas é importante estarmos atentos ao falarmos de censura, pois ela ainda está presente no nosso cotidianos e muitas vezes não percebemos, tamanho é o fetiche da pseudo liberdade de expressão propagado em nossos meios de comunicação.

A censura tá aí, aqui, ali, acolá, na notícia parcial que vc lê no jornal, na programação que vc raramente tem a oportunidade de assistir na TV brasileira aberta (pelo menos nos grandes canais), na matéria tendenciosa e que amputou o outro lado do fato que vc nunca assistirá nos telejornais...

Oitentando disse...

Felipe blz cara?
Leia meu post "oitentar é inovar",tem indicação0 sua lá!
abraços!

O Poeta Morto disse...

Censura é preciso!

Não a censura em que estamos habituados: A usada pelo estado, grupo de poder ou religiões...
A censura no sentido de impedir ou controlar a liberdade de expressão. Isso é repugnante.

Mas a censura de forma de procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.

Discordo com o que Cleyton Brayt falou. Se nosso pais continuar com uma EDUCAÇAO RUIM, políticas injusta, uma arte deturpada ai sim tudo será censurado.

A censura pode ser uma forma de educar mesmo sendo uma forma autoritária.

A censura nao é burra, mas a falta de sabedoria do homem o faz ser vitima da censura.

O homem não é livre de si mesmo como pode ser livre da censura?

Use a censura, mas não deixe que a censura use você. Depois que você "é educado" pela censura vera e ira ter suas próprias conclusões do que acreditar, do que você ira censura ou não.

Saudações

o poeta morto


esse Felipe..
Que assunto polêmico em!

... disse...

A cençura perde para a publicidade.
mas é como disse um amigo ali em cima, "Ordem tem que existir(...)Mas, muitas pessoas confundem democracia com o direito de fazer tudo(...)"
=]

Bell Bastos disse...

Pra mim, a censura na verdade já está em todos nós, e cada um tem a sua.

Por isso que a censura geral está quase sempre errada.

Mas mesmo assim acho qeu alguns tipos de censura têm que existir, para que exista organização.

________________________

Topo! Seu link já está no meu blog. =D

Gran Magic Carmesin: Nat Valarini disse...

Olá querido!

Te indiquei para receber mais um prêmio. Não é puxação de saco, realmente gosto do seu blog e acredito que você o merece, blz?

No mais, passe lá e retire o seu presente.

PS.: Tive que cancelar a minha outra conta de orkut, estou sem o seu link, envie para mim pelo blog, por favor!

Kiso!
=*

http://garotapendurada.blogspot.com/

Celamar Maione disse...

Felipe
A censura hoje, é algo bem sutil...mas burra..
Como Nelson dizia que toda unanimidade é burra..
Enfim, bola pra frente !
Parabéns pelos prêmios.
Beijocas

Yza. disse...

Censura... ela existe só para alguém dizer que existe um tipo de ordem... Não passa de um instrumento usado indevidamente, como a maioria.

Enfim, tem coisas que apenas devemos nos contentar.

Legal seu blog, beijos =)